Em 1997, a partir da visão de Bruno Setton, Marcos Marcello, Paulo Baddini e Sergio Bonotto, nasceu uma empresa revolucionária no setor gráfico. A PROLAM TERMOLAMINAÇÃO veio da necessidade de produtos de qualidade superior para acabamentos gráficos no Brasil.
Em 2004, a PROLAM trouxe do exterior o poliéster e polipropileno para acabamentos gráficos, fabricando então os filmes de BOPP e PET para Termolaminação em território nacional. Esses insumos já eram conhecidos em outros países, mas as gráficas brasileiras só trabalhavam com o polietileno, único material plástico disponível, que passou a não atender mais a todas as necessidades do mercado de plastificação.
Inovando o mercado gráfico brasileiro, a PROLAM apresentou às gráficas nacionais os benefícios do processo de termolaminação, que é a laminação a quente. Este procedimento oferece maior aderência entre o plástico, a cola e o impresso, tornando o produto final esteticamente superior e com maior durabilidade, agregando valor ao serviço pelo acabamento de primeira linha.
Dessa maneira, a PROLAM conseguiu inovar o setor gráfico, permitindo acesso a materiais de qualidade, que eram utilizados somente no exterior. Hoje, com uma fábrica em São Paulo e outra em Manaus, tem capacidade para atender 100% do mercado nacional e parte internacional.
Atualmente, a empresa conta com mais de 200 colaboradores entre São Paulo, Manaus e filial em Minas Gerais. Com esta equipe, produz e comercializa cerca de 250 milhões de m2 por ano de BOPP e PET, além das outras linhas de produtos da marca.
Mas, qual o segredo do sucesso da PROLAM?
Com certeza, a qualidade dos produtos de primeira linha e o atendimento e suporte que os clientes precisam, além da expertise nos produtos do catálogo e seus processos. A PROLAM é pioneira no processo de termolaminação em acabamentos gráficos no Brasil, então oferece ao cliente a segurança do processo e assistência técnica quando necessário.
E como funciona o processo?
O processo consiste basicamente no revestimento a seco do papel pela laminação a quente; o filme plástico pré-adesivado se adere ao papel a partir de velocidade, pressão e calor. Pode ser feito através de laminadoras automáticas ou máquinas convencionais de plastificação.
O filme possui um perfil adesivo e outro perfil com apresentação fosca, brilhante, 3D, prata e outras tantas opções que a PROLAM oferece para abusar da criatividade e dar destaque no acabamento dos produtos. Ao inserir o plástico e o impresso na termolaminadora, os rolos aquecidos exercem pressão entre os dois materiais. Assim, o adesivo se adere ao impresso, dando vida à um produto mais sofisticado, com maior durabilidade e valor agregado. Tudo isso acontece com velocidade e eficiência.
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Na PROLAM, os filmes ainda recebem o tratamento Corona em ambos os lados, o que favorece a adesão do termoadesivo ao impresso e permite melhor aplicação de vernizes UV e Hot Stamping, como no caso dos filmes BOPP Fosco PROLAM e Alto Brilho PROLAM.
Covid-19, um grande desafio para a PROLAM
Durante a crise que o mundo vivencia, desde o início do ano passado, o grande desafio enfrentado pela PROLAM foi conseguir atingir a missão de manter o mercado abastecido, com a grande falta de insumos no primeiro período do ano. A preocupação era evitar que o setor sofresse maiores perdas pela falta de filmes.
Para isso, foi necessário realizar várias adaptações e alguns investimentos nos processos, principalmente no setor logístico. A estratégia era atingir os prazos estabelecidos com os clientes, seguidos da preocupação em manter os cuidados estabelecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde), afim de não expor os colaboradores à maiores riscos.
Entretanto, a PROLAM iniciou o ano de 2021 com a sensação de missão cumprida e maiores perspectivas para o ano que está por vir. Já no final de 2020, com a entrada da I2L e os novos investimentos, a PROLAM segue firme com sua missão de atender todos os seus clientes e ainda buscar novos mercados.
Acompanhando o cenário, o diretor comercial Marcelo Tiepo, em entrevista, incentivou que as gráficas buscassem com a PROLAM para inovar seus produtos e serviços. Segundo ele, para as gráficas atraírem seus clientes nesta fase é sinônimo de criatividade. Apostar em produtos de qualidade e agregar valor à própria marca serão as formas de manter-se competitivo no mercado com ao menos um diferencial em destaque à outras gráficas.
O setor gráfico está tendo de se reinventar, assim como outros setores.
Segundo pesquisa realizada com mais de 200 empresas pela ABIGRAF sobre os impactos do COVID-19 no setor gráfico, foi constatado que 20,6% das gráficas passaram a atuar atendendo a demandas diferentes, em outros nichos mais procurados nesse momento de pandemia. Entre eles, pedidos de máscaras, totens de álcool em gel e embalagens para delivery de comida, por exemplo.
O setor está em fase de amadurecimento e reinvenção. Para que sua gráfica não fique para trás, é importante acompanhar as mudanças no setor ao redor do mundo, não se detendo apenas ao momento atual, mas visando um futuro próspero.
O que a Prolam espera para o futuro?
A PROLAM tem projetado um setor ainda mais robusto. Para isso, investimentos em pesquisas e desenvolvimento estão sendo feitos para aperfeiçoar insumos e maquinários. A meta é dobrar a produção até 2025, passando pela inauguração de uma nova planta já em 2022.
A PROLAM oferece o material de qualidade que as gráficas precisam para executar um acabamento que agregue valor ao serviço, permitindo que as empresas possam se reinventar e manterem-se competitivas.
Por tanto, as expectativas são boas. Segundo Tiepo, a PROLAM tem uma visão de futuro diferenciada desde a sua criação, porque foi projetada visando o futuro do mercado, sem permitir que as gráficas se estagnassem. Portanto, a empresa segue confiante em busca dos novos desafios.
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