A impressão offset
Esse tipo de impressão é um sistema mais antigo, que consiste em um processo indireto, em que duas chapas de alumínio servem como meio de gravação e transferência da imagem para o substrato. As cores CMYK são impressas individualmente e formam as imagens por meio da adição da pigmentação das cores.
As vantagens dessa técnica é que as cores são mais precisas, podendo ser utilizadas em diferentes gramaturas e tipos de materiais, do papel ao poliestireno (plástico). Além disso, se o objetivo for uma impressão com muitas tiragens, esta é uma opção com um bom custo-benefício, pois o valor do material por impressão é menor se comparado à impressão digital e ela pode ser realizada em alta velocidade.
A impressão digital
Na impressão digital, o processo é realizado de maneira mais direta, as cores são impressas uma única vez, ou seja, não há intermediários entre a tinta e o substrato. Basta enviar a imagem de um meio digital para a impressora, que a tinta já é misturada antes mesmo de passar para o papel. Esse sistema é muito semelhante às impressoras de uso doméstico.
Para quem busca uma impressão de baixa tiragem, essa é uma alternativa prática e barata, pois não há custos fixos com a máquina como ocorre no offset por conta das chapas, fotolitos e gravação. Além disso, não precisa de ajuste com a quantidade de tinta e água durante a impressão.
Qual termolaminação aplicar para cada impressão?
A termolaminação é um processo de revestimento de cartões e de papéis pela laminação a quente. Pode ser realizada por meio de laminadoras automáticas ou máquinas convencionais de plastificação, pois o filme plástico pré-adesivado adere ao papel a partir da combinação de velocidade, pressão e calor.
Esse tipo de procedimento garante ao material gráfico mais resistência a riscos, rasgos e abrasão, além de agregar mais valor estético ao impresso, podendo ter diferentes tipos de acabamento, como Fosco, Brilhante e 3D. Mas qual é o melhor tipo de termolaminação para aplicar em cada impressão?
Soluções para impressão offset
A PROLAM oferece duas soluções com diferentes tipos de acabamentos e aplicações para seu impresso offset.
BOPP PROLAM
BOPP é a sigla utilizada para “polipropileno biorientado”, um filme plástico de alta resistência, que é recomendado para alguns tipos de impressos, como capas de livros e cadernos, catálogos, folders, embalagens de bebidas e de cosméticos, malas diretas e materiais de ponto de venda.
Esse tipo de filme está disponível em modelos como Fosco, Alto Brilho, Soft Touch, Scuff Free e 3D Holográfico.
PET SB2M offset
Esse é mais um filme recomendado para impressos, principalmente do setor alimentício, como embalagens de fast food e alimentos pedidos por delivery. A grande vantagem desse tipo de material é que ele pode ser reutilizado várias vezes, por conta de ter uma face siliconada antiaderente e responsável pela adesão, e outra de transferência de polietileno de baixa densidade (PEBD) ao papel ou cartão impressos.
Impressão digital
Já para a impressão digital, a PROLAM oferece três produtos para diferentes aplicações e finalizações.
BOPP PROLAM NW
Esse tipo de produto é utilizado em impressos de formatos menores, como capas de livros e cadernos, catálogos, folders, embalagens de bebidas e de cosméticos e malas diretas.
NW está disponível nos seguintes modelos: Fosco, Alto Brilho, Soft Touch, Scuff Free e 3D Holográfico.
GF
Esse tipo de material oferece espessura até 8 vezes maior que dos filmes NW, por isso é recomendado para impressos que precisem apresentar ainda mais resistência física a rasgos e arranhões, como cardápios, jogos americanos, photobooks, cartazes reutilizáveis, banners, cartões-fidelidade, materiais de PDV e cartões de identificação.
O GF está disponível nos acabamentos Brilho, Fosco e Ultramate.
PET PROLAM NW
Este é outro material de alta resistência. Um tipo de plástico de termolaminação que tem outros acabamentos, como Prata, Ouro e Superbrilho.
PET PROLAM NW é recomendado para folders, catálogos promocionais, photobooks, cartões de visita, livros e revistas, e tags para confecções e cardápios.
Seja qual for a impressão que você escolher, contrate a PROLAM para termolaminação dos produtos gráficos, a marca pioneira nesta técnica no Brasil. Na PROLAM os filmes ainda recebem um tratamento que favorece a adesão do termoadesivo ao impresso e permite melhor aplicação de vernizes UV e Hot Stamping, como no caso dos filmes BOPP Fosco PROLAM e Alto Brilho PROLAM.
Faça seu orçamento clicando aqui.
0 comentários