É fato que a intenção de toda empresa é crescer no mercado, aumentar sua carteira de clientes e fidelizá-los. No mercado gráfico, extremamente competitivo, não é diferente, principalmente quando consideramos esse período adverso de pandemia com um aumento significativo das estratégias digitais e detrimento dos impressos.
As empresas estão buscando formas de se reinventar neste período. É tempo de repensar os negócios, produtos e estratégias e fazer atualizações necessárias para continuar no mercado e, mais que isso, expandir o alcance da sua produção para respirar aliviado.
Ao longo deste artigo, vamos sugerir 6 estratégias que são utilizadas pelas grandes gráficas para obter sucesso em aumentar a sua carteira de clientes. Então, boa leitura e excelentes negócios.
1. Incrementar o Mix de Produtos
É preciso avaliar as opções, novidades e futuras tendências para disponibilizar os produtos e serviços certos. Com a grande diversidade de insumos e matérias-primas disponíveis no mercado, mesmo os pequenos empreendedores podem incrementar seu mix de produtos e serviços e aumentar sua carteira de clientes .
Ter variedade de oferta é um fator determinante para atender diferentes tipos de clientes e necessidades. Porém, ter expertise e qualidade nos serviços de alta demanda, pode trazer maior retorno para o seu negócio.
Trace estratégias e objetivos, estude os serviços e produtos em alta no mercado que o seu negócio tem capacidade de oferecer com qualidade e eficiência, tornando-se referência nos tais segmentos, visando sempre a inovação e economia.
2. Plataforma de Vendas Online
No ano de 2020, a pandemia trouxe algumas mudanças que se manterão para o futuro, como a alta nas vendas pela internet. Esse crescimento para as vendas online também aconteceu no segmento B2B e ainda segue em ascensão.
Sendo este o cenário, é imprescindível disponibilizar o seu portfólio nas plataformas digitais, mostrando seus produtos, informações importantes e dicas de utilização e aplicação.
É tempo para procurar especialistas, cursos e treinamentos oferecidos em abundância, podendo ser encontrado gratuitamente na internet. Essa é uma das estratégias mais utilizadas por grandes empresas que aprenderam a utilizar os recursos online para aumentar seus pedidos e surfar na onda crescente do e-commerce.
3. Preço e Frete: Economizar
Investir em insumos e matérias-primas de qualidade faz toda a diferença para o seu cliente. Porém, é necessário rever os processos internos e encontrar a melhor forma de economizar na produção, para, assim, ter capacidade de precificação competitiva.
Uma das estratégias a se considerar é reduzir o custo de frete. Nós disponibilizamos um e-book para tratar exclusivamente desse assunto, em que falamos das vantagens e desvantagens de cada tipo de frete oferecido no mercado. Para acessá-lo basta clicar no link abaixo.
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4. Apostar no relacionamento com o cliente
Para o consumidor moderno, a opinião de outros consumidores sobre os produtos e serviços é mais importante que a descrição feita pela empresa. Portanto, empresas bem-sucedidas estão sempre preocupadas em reter a opinião de seus clientes, respondê-los e mostrar as opiniões relevantes.
Ter um espaço para fortalecer esse relacionamento no seu website ou até na empresa, através de formulário de sugestões e ações que mostram que você está preocupado com a opinião dos seus clientes, é uma estratégia que não pode ficar de fora da sua empresa. Lembrando sempre da máxima de que um cliente satisfeito traz outros dez.
5. Insumos que podem incrementar seus produtos e impressionar seus clientes
Vamos descrever agora dicas importantes de materiais que você poderá utilizar que agregam valor aos seus produtos e podem contribuir muito para a visibilidade e posicionamento da sua marca no mercado gráfico.
Uma tecnologia bem conhecida no mercado gráfico, referência para clientes que buscam acabamento sofisticado premium, é a laminação com o filme de base BOPP, o Soft Touch que é aplicado ao material depois de impresso. Este filme é responsável pelo toque aveludado e destaque do produto, chamando a atenção dos consumidores mais exigentes.
Polaseal para proteger documentos
O Polaseal é uma película plástica em formato pouche utilizada para plastificação a quente. Como estamos falando de estratégias gráficas para incrementar o negócio, um dos produtos mais requisitados pelos clientes é o Polaseal.
Isso porque quando aplicado, protege os documentos de qualquer deterioração imposta pelo passar do tempo, prezando pela durabilidade e integridade do impresso. Um documento importante não pode acabar sujo ou amassado, é aí que você pode oferecer o Polaseal como uma solução definitiva e econômica para o seu cliente.
6. A Equipe de Vendas
Atualizar e treinar sua equipe de vendedores é fundamental. Estar antenado com as novas técnicas de abordagem e relacionamento com o cliente, tanto no ambiente virtual como no ambiente físico, são características indispensáveis para uma boa equipe de vendas.
Investir em cursos e treinamentos que contribuem muito com isso é colocar sua equipe de vendas em outro patamar.
Esperamos que estas dicas possam ser úteis ao seu negócio. Para todas dúvidas, comentários e opiniões, estamos prontos para atendê-los através dos nossos canais de atendimento.
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