As empresas vencedoras serão aquelas cujas ações em questões ambientais, sociais e de governança são priorizadas. Neste artigo entenda melhor tudo o que compõe as ESG.
ESG (Environmental, Social and company Governance), em português, ASG: Ambiental, Social e Governança, trata-se de um conjunto de boas práticas que devem ser implementadas pelas organizações não só para demonstrar disposição em garantir um crescimento sustentável, mas também para expressar a preocupação com o bem-estar ambiental e social.
Neste artigo nós abordaremos o tema ambiental e os possíveis impactos para as empresas do setor gráfico e as melhores práticas recomendadas.
- O que é ESG?
- Quais são os benefícios das práticas ESG?
- As ESG e seu impacto na indústria gráfica:
O que é ESG?
Resumidamente, são três fundamentos a serem considerados, sobre os quais falaremos a seguir.
A primeira letra da sigla ESG representa a palavra Environmental, que significa ambiental. São métricas que contribuem para demonstrar o nível de comprometimento organizacional da empresa com a redução dos impactos ao meio ambiente e as devidas compensações que devem ser feitas.
Uma amostra bem sucedida são empresas que incentivam o uso de transportes alternativos, como bicicletas e o uso do transporte público.
Já a segunda letra da sigla ESG, que representa a palavra Social, corresponde ao âmbito coletivo, que é o compromisso de cuidar das pessoas que integram os públicos de interesse, sem esquecer dos funcionários da empresa e da comunidade em seu entorno.
Como exemplo, podemos citar medidas empresariais para equidade racial e de gênero, que tem por finalidade impulsionar a promoção da diversidade e da igualdade racial e de gênero no mercado de trabalho.
E por fim, a última letra da sigla ESG, que representa a palavra Governance, está relacionada à governança corporativa, que envolve a gestão de riscos para evitar as ocorrências de fraude e corrupção, o que pode prejudicar os investimentos e a imagem organizacional das instituições.
Quais são os benefícios das práticas ESG?
Destaque do mercado tradicional
Podemos citar alguns dos inúmeros benefícios em utilizar as técnicas da ESG, como o fato de o engajamento dos investidores e comportamento dos consumidores estarem levando as empresas a se reinventarem; suas práticas tem sido um sinal particularmente eficaz de “alfa”, ou seja, de destaque da corporação acima do mercado comum.
Melhor estruturação de recursos
Os meios que a ESG proporciona geram bases sólidas para aplicar bem os recursos da empresa de acordo com o planejamento estratégico e a política de transparência empresarial. No caso, o foco é garantir o cumprimento dos compromissos com diferentes públicos de interesse (investidores, acionistas, colaboradores, fornecedores e outros);
Consumidores mais detalhistas
Traz também mais competitividade no longo prazo, visto que há uma tendência entre consumidores de “excluir” organizações “socialmente irresponsáveis”. Por sinal, segundo a pesquisa da Nielsen, realizada em 2019, 42% das pessoas entrevistadas estão mudando os hábitos de consumo para reduzir seus impactos no meio ambiente. O mesmo estudo aponta que 65% não compram de empresas que estão associadas ao trabalho escravo.
Agregam valor a imagem da sua empresa
Consideremos também o fato de investimentos considerados socialmente positivos, isto é, benéficos para a sociedade como um todo, também acrescem valor à imagem empresarial. Em outras palavras, consumidores conscientes têm propensão maior a escolherem empresas que compartilhem de seus ideais pessoais.
As ESG e seu impacto na indústria gráfica:
Diversificação do Portfólio
Apesar deste ano atípico, a produção de caixas, chapas e acessórios de papelão ondulado acumula alta de 3,7% (jan-ago), com a produção de 2,44 milhões de toneladas. Taí um bom termômetro para sabermos o que vem pela frente.
Visão de Longo Prazo
A Associação Brasileira de Papel Ondulado (ABPO) divulgou boletim, no dia 1º, dando conta do recorde mensal no mês de agosto de 2021. Foram expedidas 346 mil toneladas, nesse período, o que representa crescimento de 8,1% na comparação anual e de + 3,2% se comparado a julho de 2020.
“Fique sempre atento à movimentação das indústrias gráficas e de papel, pois quando esses setores retomam o ritmo, produzindo mais embalagens, é um sinal claro que a economia começará a crescer”. O ensinamento era sempre lembrado pelo empresário Alfried Plöger (que nos deixou em abril último). Ele foi presidente da Abigraf, a Associação Brasileira das Indústrias Gráficas e da Abrasca, Associação Brasileira das Companhias Abertas.
A Prolam está antenada em todas as tendências de responsabilidade social e meio ambiente. Entenda um pouco mais sobre esse assunto, lendo o artigo sobre as diferenças entre reciclagem e biodegradação.
Muito importante o desenvolvimento das boas práticas voltadas ao ESG, que levarão as empresas a alcançarem um melhor nível de maturidade, ajudando a termos um mundo melhor. Estou nesse mercado e muito otimista com os avanços das empresas na busca pela sustentabilidade.
Gostaria de saber MAIS sobre ESG.POIS JÁ GERENCIEI GRAFICA
Olá Edinaldo, tudo bem? Fale com nosso time de especialistas no WhatsApp 11 98916-8044 ou no telefone 11 2050-1045, esperamos seu contato!