A PROLAM é uma empresa 100% nacional que foi precursora no setor de termolaminação no Brasil. As operações começaram há 25 anos e, desde então, seguimos inovando neste setor.
Em 2004, trouxemos para o nosso país o poliéster e o polipropileno para acabamentos gráficos, fabricando os filmes de BOPP e PET para termolaminação. Nessa época, o material já era conhecido em outros países, mas as gráficas brasileiras só trabalhavam com o polietileno, o único insumo plástico disponível nacionalmente e que passou a não atender mais a todas as necessidades do mercado de plastificação.
Cinco anos depois, investimos em nossa segunda linha de produção que nos proporcionou mais velocidade e largura para atender 100% do mercado brasileiro e parte do internacional.
Hoje, nossas fábricas estão presentes em São Paulo e Manaus com capacidade de produzir mais de 250 milhões de m² de BOPP e PET por ano, ocupando uma área industrial e escritórios de mais de 14.000 m² e empregando mais de 200 colaboradores.
A qualidade dos produtos da PROLAM já foi reconhecida por meio de 18 prêmios consecutivos da revista Graphprint, como melhor fornecedor de insumos para acabamento gráfico do Brasil, de acordo com os nossos clientes.
PROLAM no dia a dia
A PROLAM tem diversos produtos em seu portfólio na área da termolaminação, como filmes que oferecem mais resistência, durabilidade e valor estético para as impressões gráficas. Esses insumos estão muito presentes na rotina, como é o caso do BOPP, sigla utilizada para “Polipropileno Biorientado”, um plástico de alta resistência usado para laminação em impressões offset, recomendado para capas de livros e cadernos, catálogos, folders e muito mais.
Outro exemplo é o Teslin, um papel sintético para impressão digital. Um material híbrido que pode ser impresso como papel e é durável como plástico, além de poder ser utilizado em impressoras a laser ou a jato de tinta. Esse insumo é aplicado em cartões invioláveis de fidelidade, vales-presentes, vouchers promocionais e de identificação. O Teslin ainda pode ser combinado com outros produtos com o PET, possuindo uma adesão superior ao papel comum, aumentando sua durabilidade e muito utilizado para produção de cardápios.
Além disso, a PROLAM tem equipamentos para termolaminação gráfica para impressão offset e digital.
Quer saber mais sobre os nossos produtos? Baixe o nosso catálogo, clicando aqui.
Mas, afinal, o que é termolaminação?
É o processo de revestimento a seco do cartão e de papéis pela laminação a quente. Pode ser realizado por meio de laminadoras automáticas ou máquinas convencionais de plastificação, pois o filme plástico pré-adesivado adere ao papel a partir da combinação de velocidade, pressão e calor.
O filme possui dois perfis, um que é adesivo e o outro que pode ter apresentação fosca, brilhante, 3D ou prata, por exemplo. Ao inserir o plástico e o impresso na termolaminadora, os rolos aquecidos exercem pressão entre os dois materiais, aderindo o plástico ao material impresso. Dessa maneira, temos um acabamento com mais qualidade e beleza.
Na PROLAM, os filmes ainda recebem um tratamento que favorece a adesão do termoadesivo ao impresso e permite melhor aplicação de vernizes UV e Hot Stamping, como no caso dos filmes BOPP Fosco PROLAM e Alto Brilho PROLAM.
Ficou interessado? Consulte um de nossos especialistas para fazer o orçamento dos nossos produtos.
0 comentários