Desde o início da pandemia o mercado gráfico tem enfrentado uma série de desafios, como mudanças de comportamento de seus consumidores e alta do preço do papel, que segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) acumula um aumento de 30% apenas neste ano e um crescimento de 67% desde 2020. Apesar disso, de acordo com a Abigraf, a indústria gráfica expandiu 7,8% em 2021 na comparação com 2020, depois de ter sofrido uma perda de 17,8%.
Tantas transformações e adversidades ao longo destes dois anos trouxeram novas apostas para a indústria gráfica. Confira abaixo algumas tendências do mercado gráfico para os próximos anos.
Aliar tecnologia às impressões gráficas
O marketing digital segue em expansão nos últimos anos, o que pressiona ainda mais as gráficas para criar um mix de comunicação unindo o digital e o impresso. Um bom exemplo prático dessa mudança de comportamento é a popularização do QR Code.
Processos mais organizados
Seja pela escassez do papel que tem causado alta nos preços, ou pela urgência de algumas demandas, já que o envio rápido tem se popularizado com o fortalecimento do e-commerce, ter organização nos processos de produção e pedidos tornou-se indispensável para garantir entregas eficientes e ter clientes satisfeitos.
Oportunidades para impressões em grandes formatos
A impressão para grandes formatos segue sendo uma opção rentável, já que para a comunicação externa essa segmentação é importante e muito presente no dia a dia. Esse tipo de impressão é usada para indicar acesso e para colocar nas fachadas das empresas.
Usos em campanha de marketing
Mesmo com o crescimento do digital, as empresas identificaram que os prestadores de serviços gráficos ainda são essenciais para garantir o sucesso das campanhas de marketing. E este cenário deve permanecer assim nos próximos anos, já que esse tipo de material ajuda a aprimorar o relacionamento com os clientes proporcionando a sensação de exclusividade e tratamento personalizado.
As tendências estéticas
Além das tendências de mercado, o segmento gráfico tem diferentes tendências estéticas que são relevantes conforme os acontecimentos do ano e o contexto da época em que vivemos. Confira algumas delas:
Retrô
O retrô voltou e agora está presente em diversos segmentos como o entretenimento, com a volta de novas versões de filmes e séries antigas, e na moda com a estética dos anos 90/2000. Com a indústria gráfica não poderia ser diferente, elementos nostálgicos em artes impressas também estão em evidência.
Visual inclusivo
Depois de diversos movimentos que buscavam igualdade racial e de gênero ganharem os holofotes, os designs que valorizam a inclusão estão ainda mais em destaque.
Maximalismo
Ao contrário da estética minimalista, o maximalismo busca preencher o máximo possível o espaço disponível com o uso de sobreposições e cores vibrantes. Um estilo bem chamativo que pode ajudar a sua marca a ficar ainda mais em evidência.
Memes e emojis
Quem não gasta algum tempinho do dia vendo memes nas redes sociais ou usa os emojis para enviar mensagens, não é mesmo? E o melhor, essa estética não precisa ser de uso exclusivo de mídias digitais e ainda pode ser um jeito bem-humorado de se conectar a potenciais clientes.
Seja qual for a tendência que sua marca deseje seguir, conte com a PROLAM para fornecer a termolaminação do seu material impresso. Somos uma empresa 100% nacional e precursora no mercado de termolaminação gráfica no Brasil. Faça um orçamento clicando aqui.
0 comentários