O conceito de sustentabilidade já está presente em nosso dia a dia, seja pelas pesquisas sobre as mudanças climáticas que saem nos veículos de comunicação, ações de ESG (sigla em inglês que pode ser traduzida como Meio Ambiente, Social e Governança) adotadas pelas empresas ou pelo trabalho de ONGs mundialmente conhecidas que visam preservar o meio ambiente. Mas você sabe o que é ter uma empresa alinhada com sustentabilidade e quais são suas vantagens? Essas são perguntas que responderemos ao longo deste texto.
Ter práticas que contribuam para preservação ambiental vai muito além de fazer campanhas de conscientização para mudanças de hábitos. Para uma corporação estar alinhada com o meio ambiente é preciso ter uma série de atividades que sigam uma ética e respeito ao ecossistema que vivemos.
Confira abaixo algumas iniciativas que sua empresa pode adotar:
- Fazer a gestão de resíduos;
- Reciclar;
- Colocar metas de diminuição de carbono;
- Adotar energia renovável;
- Respeitar a legislação ambiental;
- Adotar projetos educacionais voltados ao meio ambiente tanto para colaboradores como fora de empresa;
- Usar água de reúso;
- Dar preferência ao material reciclado;
- Comprar insumo e produtos duráveis.
Quais são as vantagens de ser sustentável?
Mudar os hábitos não é uma tarefa fácil, mas ações ecologicamente corretas são transformações necessárias, pois podem garantir a qualidade de vida para diversas as pessoas e para a biodiversidade de uma região. Além disso, essas atitudes auxiliam a sobrevivência das empresas por mais tempo no mercado, devido à imagem positiva que agrega à marca. Pensando nisso, confira abaixo alguns outros prós de apoiar o meio ambiente.
Atrair mais clientes
Pensar se o produto é benéfico para o meio ambiente antes de comprar já é uma realidade para muitas pessoas, inclusive aqui no Brasil. De acordo com a pesquisa da empresa Capterra, em nosso país, 7 em cada 10 consumidores dizem que ações sustentáveis de empresas influenciam em algum grau na hora de escolher um produto ou fornecedor.
Mais investimento
Investir em sustentabilidade pode causar uma boa impressão à sua empresa, resultando em mais lucro e novos postos de trabalho. Membros da Comissão do Desenvolvimento Sustentável declaram em 2016, que até 2030, os modelos de negócios sustentáveis poderiam abrir oportunidades econômicas de pelo menos US$ 12 trilhões e gerar até 380 milhões de empregos por ano até 2030.
Economia
Adotar iniciativas que contribuam para a preservação da biodiversidade pode ajudar a sua empresa economizar dinheiro, pois muitos custos com a produção podem ser reduzidos com alguns hábitos como: utilização da água de reuso, reciclagem e uso de energia sustentável.
Servir de exemplo para a comunidade
Quando sua empresa tem ações sustentáveis, isso acaba se tornando um exemplo para diversas pessoas envolvidas no processo. Os funcionários começam a repensar seus hábitos e consumos e os fornecedores se sentem pressionados a também adotarem atitudes em prol do meio ambiente.
Contribuir para redução do aquecimento global
As mudanças climáticas já estão sendo sentidas em todo mundo como: aumento do nível do mar, alterações repentinas do clima e temperatura extremas ondas de calor ou frio extremo. Tudo isso é agravado pelo uso indevido dos recursos naturais, tornando imprescindível mudanças de hábitos para salvar o planeta que vivemos.
E aí, depois dessa leitura, você já está preparado para começar as transformações no seu ambiente corporativo? Lembre-se, se você busca ter materiais gráficos mais resistentes à rasgos e umidade contrate a PROLAM, uma empresa pioneira em termolaminação, que vai te ajudar a diminuir o desperdício do seu material gráfico.
0 comentários