Como a aplicação do processo de Termolaminação é diretamente relacionada ao trinômio velocidade, temperatura e pressão, é indispensável que seja encontrada a melhor relação entre estas funções, considerando os filmes como BOPP e PET e substratos a serem laminados.
A pressão utilizada entre os cilindros cromados e de passagem, está diretamente relacionada à espessura do papel ou cartão utilizado no processo.
A velocidade e temperatura serão responsáveis pelo tempo de contato do calor aplicado entre o filme e substrato, e, que deve ser o suficiente para fundir o termo adesivo sem danificar o filme de base. Uma má relação nestes pontos poderá gerar falta de aderência, e, opostamente a fusão integral do filme ou a alteração da superfície do filme alterando a apresentação visual.
Portanto, é fundamental se conhecer a real temperatura no lado externo do cilindro cromado, que pode ser medido através de um termômetro digital por exemplo.
A quantidade de termo adesivo já incorporado aos filmes de BOPP Fosco ou Alto Brilho é outro ponto fundamental ao processo. Como este é o responsável pela adesão sobre o substrato, é fundamental que o produto apresente característica suficiente para realizar a função de adesão garantindo a permanência do conjunto em processos de acabamento gráfico posteriores como o corte e vinco. Filmes muito finos poderão oferecer maior risco de delaminação, filmes muito espessos, maior possibilidade de encanoamento.
A tensão do desbobinamento do filme também é outro ponto crítico a ser observado. Na medida em que a tensão seja excessiva, é provável que após a junção filme papel ocorra o encanoamento. Já a baixa tensão poderá gerar imperfeições na adesão do filme ao substrato.
É sabido que a cura do termo adesivo cresce exponencialmente após a termo laminação, ou seja, na medida em que o tempo passa há um ganho significativo de adesão se comparado ao momento inicial. Portanto se o impresso necessitar realizar outros processos em que será submetido a esforço físico, é adequado aguardar-se pelo menos 24h após a laminação como forma de garantia do processo.
0 comentários