A aplicação final de um determinado impresso deve sempre ditar a necessidade de laminação com filmes plásticos.
Quando a tinta e a tecnologia de impressão não permitem ou protegem a aplicação final de um impresso, a laminação é a alternativa para prevenir e expandir a capacidade das várias […]
Aplicações como: umidade, exposição UV, exposição térmica, condições de manuseio e transporte, durabilidade, rigidez, resistência química, custo, estética, etc.
Neste caso é fundamental focar no adesivo. Existem adesivos do tipo termossensíveis (sensíveis à temperatura) e do tipo auto-adesivos (sensíveis à pressão – pressure sensitive adhesives).
Deve-se verificar qual é o adesivo mais indicado para determinada tinta, tecnologia de impressão e aplicação final. O adesivo deve ser compatível com a química da tinta ou eventuais aplicações de coating sobre a impressão.
A pergunta é: A que base o adesivo do filme deve aderir? A questão é que não é o filme que adere a uma determinada impressão e sim a formulação do adesivo.
Portanto, primeiramente deve-se atentar para a aplicação que deverá ser imposta a um determinado produto final laminado e em seguida deve-se selecionar o filme e o adesivo a serem utilizados para então determinar a tinta e a tecnologia de impressões apropriadas.
Para outras recomendações para aplicação dos produtos PROLAM, através do e-mail mkt@prolam.com.br, contendo nome, empresa, cargo e telefone.
0 comentários