A Black Friday é o evento pelo qual os consumidores esperam o ano inteiro, e as empresas devem aproveitar ao máximo essa temporada de compras planejadas e intensificadas. Porém se preparar não se limita apenas a oferecer descontos, é necessária uma estratégia e foco nas necessidades dos clientes. Veja a seguir algumas dicas importantes que separamos para você!
Estratégias de marketing
Procure aumentar a visibilidade do seu negócio durante esse período através das estratégias de marketing digital, como criar uma campanha antes da data para gerar curiosidade e expectativa. Use as redes sociais e o email marketing para chamar a atenção de clientes com suas ofertas e aumentar o número de vendas.
É importante também ter um planejamento. Estude o desempenho das suas vendas no ano anterior, veja quais produtos estão em tendência e crie estratégias mais eficientes para atingir a meta da sua empresa.
Estoque e otimização do site
É necessário gerenciar o seu estoque para não haver excesso ou falta de produtos, certifique-se que o inventário esteja abastecido de acordo com a demanda da Black Friday. Também é importante que sua empresa tenha um site otimizado e atualizado para não ter problemas com a entrega dos pedidos online.
É crucial que o seu site tenha as promoções claras e de fácil acesso em qualquer dispositivo que o cliente preferir usar. O processo de compra e acesso ao catálogo precisa ser simples para ter desistência. Certifique-se também a segurança dos dados dos seus clientes, com medidas de proteção.
Realizar testes de desempenho antes da data escolhida para confirmar que o site suportará o tráfego atípico também é importante, para que não aconteçam falhas que atrapalhem as vendas.
Atendimento ao cliente
Com o aumento de clientes, garanta que todos sejam bem atendidos. Tenha uma equipe preparada para o volume de atendimento. Caso sua empresa tenha um programa de fidelidade, crie promoções exclusivas para quem participa dele. Uma opção é incentivar a participação com descontos ou brindes.
Aproveite também as tecnologias para adaptar as recomendações de cliente para cliente, para chegar o produto mais atraente para cada um de acordo com seu histórico de compras.
Pós-Black Friday
Faça uma análise completa sobre o desempenho do seu negócio, identificando melhorias em todas as áreas. Veja se suas metas foram alcançadas e use os dados coletados para melhorar sua estratégia no próximo ano.
Ao seguir essas recomendações, sua empresa vai estar preparada para aproveitar bastante a temporada, podendo atrair novos clientes fiéis e aumentar o seu sucesso.
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