Os impressos promocionais estão em alta. Atualmente, quase 9% de toda a produção do setor no Brasil são desse tipo de material com destaque também para os cartões de visitas que já superam os 3%, é o que informa uma pesquisa realizada antes da pandemia do COVID-19 pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf (entidade que representa mais de 19 mil empresas no segmento gráfico do país).
Diante de um cenário de concorrência acirrada, investir em acabamentos e materiais gráficos de qualidade pode ser o diferencial necessário para se sobressair à concorrência. Oferecer produtos de aspecto nobre, sofisticados e com atributos superiores se tornaram as qualidades mais desejadas e mais bem pagas do mercado gráfico. É aí que entra o filme BOPP para laminação a quente.
Aqui na PROLAM, há 16 anos nós lançamos a primeira linha de fabricação de filmes de BOPP e, exatamente por isso, queremos compartilhar com você, através deste artigo, um pouco desta experiência que pode levar sua empresa a um patamar elevado na prestação deste tipo de serviço. Por aqui você aprenderá:
- O que é BOPP?
- Por que utilizar laminação BOPP?
- Onde você deve utilizar a laminação BOPP
- Problemas mais comuns e dicas preciosas
- Conclusão
Então, olho na tela e boa leitura…
Bi-axially oriented polypropylene – Prazer eu sou BOPP
O Polipropileno Bi-orientado – BOPP é um tipo de filme plástico altamente resistente devido a sua maior espessura, podendo cobrir totalmente o material impresso – que pode ser papel comum, duplex, tríplex, couché, glossy ou qualquer outro – proporcionando maior proteção e resistência ao material. Pode-se dizer que a finalidade de preservação é a única propriedade que assemelha este processo à plastificação, pois o laminado BOPP é aplicado de acordo com o tamanho exato do material e não pode ser removido sem danificar a camada de papel subjacente.
Este tipo de acabamento possui opções de laminação brilhante e fosca. Segundo especialistas, a opção fosca tem sido muito utilizada por quem busca materiais mais discretos e elegantes. Outra vantagem é que esse modelo de acabamento confere ao material impresso um toque sedoso, o que minimiza marca de dedos, arranhões ou sujeiras.
Por que utilizar laminação BOPP?
Além de oferecer durabilidade e resistência ao produto final, a qualidade de desempenho visual do BOPP é muito superior a outros tipos de filmes. Se você deseja oferecer um material que seja sinônimo de qualidade e sofisticação para seus clientes, a laminação BOPP é a escolha certa. Sem falar que esse tipo de plástico também protege as impressões contra água, sujeira e amassados. Inacreditável, não é?
Sua versatilidade também é excelente, o que é muito importante em um mercado altamente competitivo como o seu. Portanto, se você quer personalizar seus materiais e torná-los mais valiosos para seus clientes, saiba que o BOPP é o filme ideal!
Só para lembrar que por aqui, além de todas as versões do BOPP, nós também disponibilizamos maquinário e equipamentos para laminar em bobinas impressos offset ou digitais. Para saber mais sobre nossos equipamentos, clique aqui e entre em contato com um de nossos consultores especializados.
Onde você deve utilizar a laminação BOPP
Se sua gráfica trabalha com cartões de visita, álbuns fotográficos, revistas, tags e etiquetas,
folders, cadernos, convites, cartazes, catálogos, cardápios, álbuns de figurinhas, embalagens e caixas, esse tipo de laminação com certeza é para você, mas calma que ainda não acabou, porque você também pode oferecer seus serviços para a indústria alimentícia e de bebidas, devido às suas características como: proteção contra gases e umidade.
Como você pode ver, existe um leque muito amplo de utilizações e grandes oportunidades de negócio quando você oferece BOPP.
Problemas no caminho e dicas preciosas de como resolvê-los
O processo de laminação e o revestimento a seco dos materiais já citados acima, através da laminação a quente de um único filme plástico. Portanto é preciso cuidado na execução para garantir resultados de excelência. Os problemas causados pelo mau armazenamento da bobina, outros por descuido e também por falhas no próprio material.
(Neste parágrafo acima não consegui entender se estaria destacando alguns possíveis problemas. Talvez destacar em tópicos ficaria mais fácil a leitura)
Para ajudar você nesse processo, vamos elencar agora alguns dos problemas mais comuns que podem ocorrer até nas melhores gráficas do planeta, inclusive na sua. Também vamos te dar algumas dicas preciosas de como resolvê-los. Vamos em frente?
Descrição do Problema | Soluções possíveis | |
Após o relevo, o brilho do filme diminui ou não é satisfatório. | Aumente a temperatura de pré-aquecimento ou aumente a pressão de gravação. | |
O filme clareia após a gravação. | Diminua a temperatura de pré-aquecimento. | |
Encolhimento excessivo na direção transversal após o relevo. | Ajuste para baixo a temperatura de pré-aquecimento ou a pressão de gravação em uma condição que o efeito holograma satisfatório seja assegurado. | |
Adesão fraca com camada de alumínio ou força de colagem de laminação fraca com papel. | Análise: 1. Nível de tratamento corona fraco; 2. A energia de geração do tratamento corona não é suficiente, ou a corona dyne está super atenuada antes da aluminação ou laminação; 3. A superfície do filme está contaminada por óleo ou gordura. Solução – aumentar a potência de geração do tratamento corona; 2. Ajuste a distância entre os eletrodos para garantir um tratamento corona uniforme e geral no filme; 3. Certifique-se de que as máquinas de tratamento Corona estão em boas condições de funcionamento; 4. O filme deve ser armazenado em um local fresco e seco após o tratamento da corona e encurtar as horas de armazenamento antes do processo adicional para evitar a atenuação da corona; 5. Proteja o filme da contaminação de óleo ou outros materiais sujos. | |
Soltar as bordas do filme após estampagem ou metalização. | Análise: 1. A temperatura do rolo de pré-aquecimento não é uniforme ou estável; 2. Os rolos da máquina de gravação em relevo não estão paralelos; 3. O filme está enrolado muito apertado.
Solução: 1. Elimine a falha no rolo de pré-aquecimento e certifique-se de que o calor seja distribuído de maneira uniforme e estável no filme; 2. Ajuste e certifique-se de que o rolo de estampagem e os rolos de transporte estejam paralelos um ao outro; 3. Ajuste a tração de corte no enrolamento e desenrolamento para obter rolos de filme enrolados adequados. | |
A superfície do filme fica arranhada após a gravação.
| Solução: meça no filme o comprimento entre dois pontos riscados, verifique se há barreira no rolo para suavizar o funcionamento ou verifique se há corpos estranhos ou feridas na superfície do rolo que correspondam ao comprimento do círculo de risco
| |
A tensão superficial na superfície de Alluminate atenua muito rápido após a metalização.
| Análise: O nível de Corona dyne é muito alto após o relevo, o que acelera a atividade superficial na camada de Alumínio e produz Alumina, consequentemente leva à atenuação da tensão superficial.
Solução: controlar estritamente o nível de dina entre 36 e 38 dina enquanto trata o filme por corona, em uma condição que satisfaça os requisitos de adesão para metalização. | |
rugas semelhantes a raízes aparecem após a metalização. | Análise: Marcas estáticas formadas na superfície do filme devido à eletro-descarga no processo de tratamento corona após estampagem.
Solução: Instale dispositivos de eliminação de estática em diferentes locais da máquina de estampagem. Aumente o nível de umidade do processo de gofragem para evitar eletricidade estática devido ao ambiente seco.
|
Conclusão
Bom, por enquanto é isso.
Se você chegou até aqui nesse parágrafo, nós entendemos que você realmente leva a sério a qualidade dos produtos que você oferece a seus clientes. Esperamos que este breve artigo possa contribuir para que seu negócio prospere cada vez mais e você possa oferecer produtos e serviços à sua clientela com a mesma excelência que já é marca registrada da PROLAM há quase duas décadas. Se ainda ficou alguma dúvida, por favor entre em contato com a nossa central de atendimento.
Se foi útil para você não deixe de compartilhar nas suas mídias sociais.
olá.
Eu sou Ignacio Torres da Argentina, Buenos Aires.
Minha dúvida é a seguinte, tenho interesse em importar bobinas de BOPP Cristal, seladas termicamente e tratadas com CORONA.
Em 20 e 30 mícrons.
Qual valor teria por quilo, preço CIF
Aguardo sua resposta.
Muito obrigado
Bom dia Ignacio, tudo bem?
Passei suas dúvidas para minha equipe comercial. Em breve entram em contato.