O avanço tecnológico do meio gráfico tem aumentado cada vez mais as opções de técnicas de impressão. Essas inovações podem alterar totalmente processos já consolidados ou agregar otimizações através de pequenas mudanças.
É o caso das impressões digitais e offset, tradicionais no mercado gráfico, que se aprimoraram para atender a diferentes demandas, sempre entregando alta qualidade. Neste artigo vamos te explicar o funcionamento, os benefícios e quando utilizar cada uma delas.
Impressão offset
Mais antiga que a impressão digital, a offset (“fora do lugar”, em tradução livre) imprime no material de forma indireta. A partir de um maquinário composto por cilindros, chapas de alumínio e fotolitos, a água é misturada com a tinta, que possui consistência oleosa, e ambas passam primeiro pelos cilindros para só depois serem impressas no material.
Ela demanda maior tempo de preparação da máquina, cerca de 30 minutos, mas, uma vez iniciado, o processo de impressão é otimizado e requer poucas intervenções. Por esse motivo, é a mais utilizada para tiragens em grande escala.
Vantagens da impressão offset
- Velocidade no processo;
- Ideal para grandes tiragens;
- Funciona em materiais de diferentes gramaturas, do papel ao plástico;
- Ideal para a impressão de cores Pantone;
- Possibilidade de imprimir aromas.
Impressão digital
Diferentemente da offset, a impressão digital não precisa de um grande maquinário e nem de uma longa preparação. Nela, as cores são impressas ao mesmo tempo e sem passar por um intermediário, saindo da impressora diretamente para o papel. Por ser mais simples e rápida, é adotada para tiragens de menor volume e que demandam mais alterações das informações impressas.
Esse método, o mesmo das impressoras de uso doméstico, faz com que a tinta seja aplicada sobre o material, enquanto na offset a tinta se infiltra nele, o que resulta em uma peça de alta qualidade e cores mais vivas.
Vantagens da impressão digital
- Não requer preparação de maquinário;
- Mais ágil e econômica para tiragens em pequena escala;
- Permite alterações mais frequentes;
- Alta saturação e resolução;
- Ideal para impressões unitárias.
Offset X digital: qual a melhor?
A resposta é: depende! Não existe a melhor, mas sim a mais adequada para cada finalidade. É comum que a mesma empresa adote ambas as soluções, a depender de seus objetivos.
Apesar do gasto inicial com o maquinário, a impressão offset se torna mais econômica para tiragens com centenas ou milhares de unidades e permite a utilização de cores e efeitos únicos. Além disso, com ela, grandes volumes são impressos mais rapidamente. Agora, se você pretende imprimir um volume menor com alta resolução, a digital é a opção mais rápida e com o melhor custo-benefício.
Conte com a Prolam!
Independentemente da impressão escolhida, na Prolam você encontra os materiais ideais para o seu projeto. Somos a marca pioneira nesta técnica no Brasil, nossas fábricas possuem capacidade de produção de 250 milhões de m² por ano de BOPP e PET para termolaminação, tudo isso para tirar do papel seus sonhos como empresa ou microempreendedor.
0 comentários