Os filmes para laminação e impressos offset são parte essencial no processo de termolaminação, já que são produtos responsáveis por envolver o impresso gráfico, deixando-o mais bonito e resistente. Mas afinal, você sabe o que é termolaminação?
O que é termolaminação?
É o processo de revestimento a seco do cartão e de papéis pela laminação a quente. Pode ser realizado por meio de laminadoras automáticas ou máquinas convencionais de plastificação, pois o filme plástico pré-adesivado adere ao papel a partir da combinação de velocidade, pressão e calor.
O filme possui dois perfis, um que é adesivo e o outro que pode ter apresentação fosca, brilhante, 3D ou prata, por exemplo. Ao inserir o plástico e o impresso na termolaminadora, os rolos aquecidos exercem pressão entre os dois materiais, aderindo o plástico ao material impresso.
Para realizar esse processo de termolaminação existem diferentes tipos de filmes que têm distintas finalidades, e que vamos exemplificar abaixo:
BOPP PROLAM impressão Offset
BOPP é uma sigla utilizada para “Polipropileno Biorientado”, um filme plástico de alta resistência. Este tipo de material é usado em capas de livros e cadernos, catálogos, folders, embalagens de bebidas e de cosméticos, malas diretas, materiais de ponto de venda e muito mais.
O BOPP Prolam Offset tem diferentes acabamentos para os mais diversos projetos gráficos, como: fosco, alto brilho, soft touch, Scuff Free, S Fosco, S Brilho, 3D Holográfico e HI Tac.
Pet SB2M para impressão Offset
Presente tanto na versão brilhante quanto na mate, o PET SB2M desmoldante é o responsável pela transferência do tipo do acabamento desejado na plastificação.
Este produto pode ser reutilizado várias vezes no processo por conter uma face siliconada anti aderente e responsável pela adesão e transferência do PEBD ao papel ou cartão impressos. Este filme é muito usado em impressos para produtos alimentícios, como caixas de comida para delivery e na embalagem do hambúrguer.
Filmes de laminação a quente
Para a aplicação utiliza-se uma laminadora à quente, específica para o processo, que pode laminar tanto um lado, quanto os dois lados ao mesmo tempo, processo conhecido como encapsulamento.
GF para grandes formatos
Esse tipo de filme tem uma espessura de até 8 vezes maior do que os filmes NW voltados para os pequenos formatos, e são conhecidos como PET GF, disponíveis nas versões Brilho, Fosco e Ultra Matte.
Algumas possíveis aplicações para esse filme são: cardápio, jogo americano, photobooks, cartaz reutilizável, banner, cartão fidelidade, material de PDV e cartão de identificação.
NW para pequenos formatos
Essas bobinas com dimensões menores são chamadas de NW, tem larguras de até 400mm e com 250, 500 ou 1000 metros lineares de comprimento. Esse tipo de filme está disponível em dois modelos: BOPP Prolam NW, que tem diversos acabamentos, com fosco, alto brilho, soft touch, scuff free, 3D holográfico e Hi Tac. E o Pet Prolam é uma sigla utilizada para “Poliéster”, um filme plástico de alta resistência, disponível nos modelos Prata, Ouro Metalizado Brilhantes e Super brilho.
Linner
Um desmoldante que tem função acessória para laminação a quente PET GF, recomendado para serem utilizado em laminadoras que aplicam o filme dos dois lados, mas que precisam laminar somente de um lado e não tem uma área de reserva para proteger o rolo de silicone da ação do termo adesivo após a aplicação do calor.
Lembrando que na Prolam os filmes ainda recebem um tratamento que favorece sua adesão no impresso e permite melhor aplicação de vernizes UV e Hot Stamping, como no caso dos filmes BOPP fosco e alto brilho.
Esses são apenas alguns dos nossos produtos. Se busca soluções para deixar o seu material impresso mais bonito e resistente, contrate a Prolam, a marca pioneira em termolaminação. Faça seu orçamento clicando aqui.
0 comentários