A Indústria 4.0 é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias. Ela tem como objetivo melhorar processos e aumentar a produtividade por meio da digitalização das atividades industriais. Foi também batizada de quarta revolução industrial por ser um fenômeno que muda em grande escala a automação e troca de dados e, portanto, a maneira como as indústrias integram tecnologia aos processos. Além disso, os modelos de negócios precisam acompanhar as mudanças, o que implica novas formas de relacionamento entre as empresas e entre empresas e profissionais nesse novo cenário.
Continue lendo para conhecer mais sobre as novas tecnologias dessa indústria, assim como seus benefícios e desafios.
Tecnologias envolvidas na indústria 4.0
As quatro principais tecnologias envolvidas na última revolução industrial são: a inteligência artificial, a internet das coisas, a computação em nuvem e os avanços da robótica. Expandindo a lista para outras inovações que viabilizam esse fenômeno, podem ser citados: Big Data, sistemas de segurança de dados mais robustos, cobots, digital twins, manufatura aditiva, biologia sintética e sistemas cyber-físicos (CPS).
Juntas, elas resultam em técnicas avançadas que incluem aprendizado de máquina, acesso e controle remoto de dados e processos, diferentes abordagens para lidar com gerenciamento e sistematização de dados, desenvolvimento de softwares para proteção de dados e de ativos, interconexão entre objetos e processos, integração de sistemas, implementação de planos de digitalização e sensoriamento, entre muitos outros aspectos. Tudo isso para garantir maior otimização e eficiência nos processos e no gerenciamento.
Quais são os benefícios gerados pela indústria 4.0?
O foco dessa indústria é a transformação na automação e troca de dados, portanto, as etapas de produção e os modelos de negócios acompanham essas mudanças. Nesse sentido, é promovido o intercâmbio de informações entre as máquinas, como se elas “conversassem” ao longo dos processos para permitir maior integração.
Embora exista a percepção de que a implementação da indústria 4.0 seja muito complexa ou exija investimentos elevados, existem ferramentas de baixo custo que podem ser usadas, como o sensoriamento e a computação em nuvem. Há também muitos aprendizados no processo produtivo, o que significa que microempresas podem ser tão beneficiadas quanto as maiores. Inovação, eficiência e customização são outras vantagens dessas tecnologias.
Desafios da implementação da indústria 4.0
Alguns dos desafios incluem:
- investimentos em equipamentos
- adaptação de layouts, processos e formas de relacionamento entre empresas
- criação de novas especialidades e desenvolvimento de competências
Devido aos fatores citados, nem todas as empresas estão preparadas para a aquisição e desenvolvimento dos requisitos para essa indústria. Não somente processos e operações são afetados por essas tecnologias, mas requerem que a gestão empresarial seja reavaliada. Afinal, é importante existir cooperação entre as áreas de tecnologia da informação e as etapas de produção para implementar as tecnologias.
Quais os possíveis impactos da indústria 4.0 para os negócios brasileiros?
Os avanços tecnológicos promovidos pela indústria 4.0 podem ser responsáveis pela integração do Brasil em cadeias globais de valor, mas é preciso agilidade para não aumentar o gap de competitividade já existente com outros países. A Accenture estima que a implementação das tecnologias ligadas à Internet das Coisas deverá impactar o PIB brasileiro em aproximadamente US$ 39 bilhões até 2030.
Além do ganho financeiro, essas tecnologias também podem ajudar a reduzir custos de manutenção de equipamentos, consumo de energia e aumentar a eficiência do trabalho. Se consolidada, a indústria 4.0 pode exigir uma nova concepção de política industrial para o Brasil, além de trazer como consequências a ampliação da cooperação entre agentes econômicos, o reforço da competitividade e o surgimento de novas profissões e novas atividades que implicam adaptações inclusive na atuação e formação de recursos humanos.
Como a Prolam pode ajudar com as transformações da Indústria 4.0?
As mudanças e adaptações que a sua indústria irá passar por conta da inserção de novas tecnologias devem ser informadas aos seus colaboradores. Por isso, contrate a Prolam para esse tipo de divulgação. Somos uma empresa 100% nacional e precursora no mercado de termolaminação gráfica no Brasil, um processo de revestimento do cartão e de papéis, que garante que seu material impresso fique muito mais bonito e resistente.
Ficou interessado? Consulte um de nossos especialistas para fazer o orçamento dos nossos produtos.
Ótimo conteúdo.