A Prolam é uma empresa alinhada com as questões ambientais e trabalha para não ter desperdícios de insumos. Por isso, dentre as ações adotadas pela nossa fábrica, estão a reutilização das aparas dos materiais, que são transformadas em matéria-prima, garantindo que nada seja descartado indevidamente. Somos uma indústria focada em reduzir os impactos causados ao ecossistema, pois acreditamos que garantir a continuidade dos recursos naturais é uma responsabilidade de todos.
Mas além da iniciativa citada acima, você sabe o que é uma indústria sustentável? Quando se iniciaram os debates sobre o assunto? E como é o cenário nacional de preservação de recursos naturais na indústria? Continue lendo o post para saber mais.
O que é uma indústria sustentável?
A indústria sustentável é aquela que em seus processos considera a preservação de recursos naturais e encontra maneiras de reduzir os impactos em seu meio.
Alguns exemplos de ações que uma indústria pode adotar são: utilizar fontes de energias renováveis na produção, descartar lixo e resíduos de maneira adequada e investir em treinamentos de colaboradores sobre as questões ambientais.
Quando iniciaram os debates sobre o assunto?
Mundialmente as discussões sobre o meio ambiente começaram em 1972, com a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano. O evento aconteceu na Suécia, reuniu 113 países e foram abordados temas como poluição atmosférica, da água e do solo provenientes da industrialização e a pressão do crescimento demográfico sobre os recursos naturais.
O congresso, que aconteceu após uma série de publicações críticas ao uso indevido dos recursos naturais, resultou na declaração final com os 19 princípios que representam um Manifesto Ambiental para nossos tempos. Esse foi o primeiro de muitos encontros mundiais que abordam o assunto como: Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, geradora do relatório Brundtland (1987) e ECO 92 e suas 21 proposições, conhecidas como Agenda 21.
O cenário nacional da indústria brasileira
Hoje, as discussões sobre a indústria e sustentabilidade avançaram ainda mais. De acordo com o levantamento feito pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em 2022, 6 a cada 10 empresas possuem uma área dedicada à sustentabilidade.
Além disso, ter uma produção mais ecológica é uma preocupação dos empresários na escolha de fornecedores. Segundo a mesma pesquisa da CNI, 45% dos donos de empresas disseram exigir certificados ambientais de seus fornecedores e parceiros na hora de fechar um contrato, um número maior do que em 2021, que era 26%.
A redução dos impactos ambientais também é algo exigido pelos consumidores. O estudo ainda revela que 35% dos empresários consideram alto ou muito alto o peso dos critérios ambientais sobre a decisão de compra de seus consumidores.
Contrate a empresa que se preocupa os recursos naturais e é referência no mercado termolaminação
Precisa de materiais gráficos mais duradouros? Fale com a Prolam. Somos uma empresa referência no mercado nacional de termolaminação gráfica, um processo de revestimento de cartões e papéis. Com este método, você garante mais resistência a rasgos e umidade aos seus impressos, o que ajuda a gerar menos desperdício deste tipo de produto.
Converse com um dos nossos especialistas, clicando aqui.
0 comentários