Mesmo com a comunicação no digital, o envio de press kit, tradicionalmente encaminhado por assessorias de imprensa aos grandes meios de comunicação, continua sendo um importante ferramenta de divulgação. Afinal, essa estratégia segue oferecendo vantagens como praticidade, profissionalismo e a divulgação espontânea de produtos, eventos e serviços.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o post.
O que é o press kit?
O press kit ou kit de imprensa é uma ação de marketing que tem o objetivo de apresentar uma empresa, produto ou serviço para a mídia. Este material, geralmente, é composto por uma carta explicativa, também conhecida como press release, e outros objetos que possam apresentar um pouco mais sobre a proposta que está sendo divulgada.
Como criar um bom press kit?
Para garantir que sua divulgação tenha uma comunicação assertiva, é preciso seguir alguns passos:
Planejamento
Antes de começar a criar seu press release, é de extrema importância definir público-alvo ou persona do material. Quem você quer conquistar? Qual é a faixa etária, localização e classe social dessas pessoas? São questões importantes para garantir que você tenha bons resultados e não seja uma ação aleatória e pouco efetiva.
Por exemplo, uma empresa de bebidas alcoólicas não enviaria seu press kit para um influenciador de 16 anos ou para um veículo de comunicação que tem a jardinagem como foco de suas reportagens.
Objetivo
Nenhum tipo de divulgação deve ser feito por acaso, por isso busque sempre uma razão para enviar uma determinada comunicação. Sem um objetivo claro e pensado estrategicamente, é possível que a sua empresa não consiga chamar atenção de influenciadores ou meios de comunicação diante de diversos produtos recebidos diariamente por eles.
Neste caso, é interessante escolher uma opção entre as datas comemorativas que existem ao longo do ano, para encaixar a sua comunicação. Dias dos Pais, Natal e Início do Verão são exemplos que podem funcionar, além de datas que tenham a ver com o seu segmento.
Também é possível pensar em acontecimentos mundiais ou até mesmo memes para associar ao produto ou serviço de maneira criativa.
Criatividade
Como ressaltamos anteriormente, sua marca, serviço ou produto precisa se destacar em meio a diversos press kits enviados todos os dias. Por isso, reflita: qual é o diferencial?
É importante planejar ações fora do óbvio. Um exemplo: se sua marca vende chocolates, o que você pode enviar para o seu público, além dos doces que teriam uma relação direta com a ação?
Brindes que não estejam ligados ao seu mercado em um primeiro momento, ajudam despertar o desejo pelo seu produto ou serviço para quem está recebendo o press kit. Outra maneira de chamar atenção é criar um release criativo, como cartas descrevendo a sua proposta ou desenvolver desafios, charadas e ações lúdicas para tornar a experiência de receber o produto ainda mais interessante.
Quais são os pontos positivos de criar um press kit?
Praticidade
Ao contrário de criar um evento para o lançamento de um produto, enviar um press kit é mais econômico e menos trabalhoso. Isso porque, neste tipo de divulgação é possível inserir todas as suas informações, amostras e dados necessários para se apresentar e demonstrar suas soluções.
Profissionalismo
Quando um press kit é bem elaborado, fica evidente a dedicação da empresa em apresentar o produto, deixando visível também o entendimento sobre o impacto do seu serviço para o mercado.
Divulgação espontânea
Você pode enviar o press kit para diversos canais de comunicação e gerar publicidade espontânea para a sua marca.
Como a Prolam ajuda a criar um press kit de sucesso?
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