O rebranding é um conjunto de estratégias que visam ressignificar a percepção que o público-alvo possui sobre uma marca e sua imagem e, com isso, modificar o posicionamento de uma organização no mercado.
Embora mudanças radicais nos elementos que constroem essa percepção não sejam sempre necessárias, compreender o nicho de atuação da marca e dialogar de forma eficiente com os públicos-alvo são ações fundamentais para manter-se relevante. Nenhuma marca nasce pronta, elas podem ser repensadas ao longo do tempo, e em algumas situações o rebranding pode ser uma maneira de garantir sua sobrevivência.
Para entender melhor como essas estratégias funcionam e quando são recomendadas, continue nesta leitura.
Como o rebranding ajuda a marca a se reposicionar?
O branding é o processo de criação, gestão e consolidação da marca e envolve as estratégias por trás do nome, da identidade visual, do posicionamento e da consciência de marca (ou brand awareness), além do tom de voz pretendido pela empresa para comunicar ao seu público-alvo. Esse processo possibilita criar uma conexão entre marcas e pessoas. Uma questão central das ações de branding é perceber que sentimentos, sensações e efeitos simbólicos fazem parte da percepção que o público tem da marca.
Re-branding, portanto, é o processo de reavaliação e recriação dessa percepção, a qual pode permitir que a marca continue memorável e relevante dentro de determinado segmento. As tecnologias e o mercado mudam, assim como o comportamento das pessoas e, para continuar atingindo bons resultados, pode ser necessário promover mudanças na identidade da marca.
Além disso, a marca pode querer transmitir outro tipo de imagem, ser reconhecida e lembrada conforme outras estratégias e, por esse motivo, também precisa de atualização. Muitos elementos iniciais que definem a identidade refletem a época em que a marca foi criada, então com o passar do tempo a repaginação se torna importante. O rebranding pode ser total ou parcial, ou seja, pode envolver mudanças mais brandas ou mais radicais.
Nesse processo, é essencial um diagnóstico do cenário em que a marca se insere para conseguir insights e promover as mudanças necessárias. Inteligência de mercado, pesquisa de competidores e planejamento são mecanismos válidos para o rebranding, que incluem análise constante dos públicos-alvo e reavaliação dos propósitos da empresa.
Casos em que o rebranding pode ser interessante
O rebranding exige cautela, mas pode ser necessário em muitos casos, como:
- inclusão de novos produtos ou serviços à marca;
- mudança de donos ou fusão de empresas: é preciso mostrar novidades para o público ou apresentar uma nova essência da marca;
- mudança no propósito da marca: é preciso comunicar a mudança através da identidade;
- reposicionamento: ocorre quando os públicos-alvo a serem atingidos pela marca mudaram, o que implica em desenvolver nova identidade a partir de outra persona;
- internacionalização: adequação da marca a outra cultura;
Quando o rebranding não é recomendado?
Para planejar o rebranding, é preciso ter em mente que o processo pode ser custoso e demorado, por isso, é necessário ter uma demanda de motivos importantes para acontecer. Não é recomendado mudar a identidade da marca em casos em que ela tenha passado por alguma polêmica, pois isso gera a ideia de que a responsabilidade pela situação não foi assumida. E quando a intenção é apenas chamar mais atenção para a marca, é interessante adotar outras estratégias que garantam maior relevância a ela, como o marketing de conteúdo, por exemplo. Como se trata de um processo longo, ele pode exigir pequenos ajustes com o tempo de modo a otimizar o resultado final. Ademais, os canais de comunicação devem ser adequados para chamar a atenção para a mudança e criar expectativas no público.
Importância da identidade visual
Embora existam casos de mudança na visão, missão e valores da marca, relacionados aos seus propósitos, as mudanças de identidade visual são mais frequentes no rebranding, ou seja, mudanças no logotipo, na tipografia e na paleta de cores, elementos principais dessa identidade. O logo da marca é uma representação visual/gráfica de um conceito e constitui um dos elementos mais reconhecíveis pelos consumidores. Portanto, se associa diretamente ao branding e ao rebranding, na medida em que ajuda na percepção da imagem da marca.
Aspectos como cores predominantes dos produtos, o design do site e das publicações, assim como as fontes adotadas são elementos da identidade a serem tratados em conjunto. O planejamento no uso e o equilíbrio ajudam a evitar a descaracterização da marca. Por isso, algumas empresas se baseiam em estudos de neuromarketing para ajudar nesse processo de entendimento da marca pelo consumidor a partir desses elementos, o que ajuda a humanizar e dar consistência às características atribuídas a ela.
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Na mudança de identidade visual, os materiais gráficos podem ser de grande importância para divulgar sua imagem.
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