Quando fazer rebranding de uma marca?

23 dez, 22 | Prolam | 0 Comentários

O rebranding é um conjunto de estratégias que visam ressignificar a percepção que o público-alvo possui sobre uma marca e sua imagem e, com isso, modificar o posicionamento de uma organização no mercado. 

Embora mudanças radicais nos elementos que constroem essa percepção não sejam sempre necessárias, compreender o nicho de atuação da marca e dialogar de forma eficiente com os públicos-alvo são ações fundamentais para manter-se relevante. Nenhuma marca nasce pronta, elas podem ser repensadas ao longo do tempo, e em algumas situações o rebranding pode ser uma maneira de garantir sua sobrevivência. 

Para entender melhor como essas estratégias funcionam e quando são recomendadas, continue nesta leitura. 

Como o rebranding ajuda a marca a se reposicionar?

O branding é o processo de criação, gestão e consolidação da marca e envolve as estratégias por trás do nome, da identidade visual, do posicionamento e da consciência de marca (ou brand awareness), além do tom de voz pretendido pela empresa para comunicar ao seu público-alvo. Esse processo possibilita criar uma conexão entre marcas e pessoas. Uma questão central das ações de branding é perceber que sentimentos, sensações e efeitos simbólicos fazem parte da percepção que o público tem da marca.

Re-branding, portanto, é o processo de reavaliação e recriação dessa percepção, a qual pode permitir que a marca continue memorável e relevante dentro de determinado segmento. As tecnologias e o mercado mudam, assim como o comportamento das pessoas e, para continuar atingindo bons resultados, pode ser necessário promover mudanças na identidade da marca. 

Além disso, a marca pode querer transmitir outro tipo de imagem, ser reconhecida e lembrada conforme outras estratégias e, por esse motivo, também precisa de atualização. Muitos elementos iniciais que definem a identidade refletem a época em que a marca foi criada, então com o passar do tempo a repaginação se torna importante. O rebranding pode ser total ou parcial, ou seja, pode envolver mudanças  mais brandas ou mais radicais.

Nesse processo, é essencial um diagnóstico do cenário em que a marca se insere para conseguir insights e promover as mudanças necessárias. Inteligência de mercado, pesquisa de competidores e planejamento são mecanismos válidos para o rebranding, que incluem análise constante dos públicos-alvo e reavaliação dos propósitos da empresa. 

Casos em que o rebranding pode ser interessante

O rebranding exige cautela, mas pode ser necessário em muitos casos, como:

  • inclusão de novos produtos ou serviços à marca;
  • mudança de donos ou fusão de empresas: é preciso mostrar novidades para o público ou apresentar uma nova essência da marca;
  • mudança no propósito da marca: é preciso comunicar a mudança através da identidade;
  • reposicionamento: ocorre quando os públicos-alvo a serem atingidos pela marca mudaram, o que implica em desenvolver nova identidade a partir de outra persona;
  • internacionalização: adequação da marca a outra cultura; 

Quando o rebranding não é recomendado?

Para planejar o rebranding, é preciso ter em mente que o processo pode ser custoso e demorado, por isso, é necessário ter uma demanda de motivos importantes para acontecer. Não é recomendado mudar a identidade da marca em casos em que ela tenha passado por alguma polêmica, pois isso gera a ideia de que a responsabilidade pela situação não foi assumida. E quando a intenção é apenas chamar mais atenção para a marca, é interessante adotar outras estratégias que garantam maior relevância a ela, como o marketing de conteúdo, por exemplo. Como se trata de um processo longo, ele pode exigir pequenos ajustes com o tempo de modo a otimizar o resultado final. Ademais, os canais de comunicação devem ser adequados para chamar a atenção para a mudança e criar expectativas no público.

Importância da identidade visual

Embora existam casos de mudança na visão, missão e valores da marca, relacionados aos seus propósitos, as mudanças de identidade visual são mais frequentes no rebranding, ou seja, mudanças no logotipo, na tipografia e na paleta de cores, elementos principais dessa identidade. O logo da marca é uma representação visual/gráfica de um conceito e constitui um dos elementos mais reconhecíveis pelos consumidores. Portanto, se associa diretamente ao branding e ao rebranding, na medida em que ajuda na percepção da imagem da marca. 

Aspectos como cores predominantes dos produtos, o design do site e das publicações, assim como as fontes adotadas são elementos da identidade a serem tratados em conjunto. O planejamento no uso e o equilíbrio ajudam a evitar a descaracterização da marca. Por isso, algumas empresas se baseiam em estudos de neuromarketing para ajudar nesse processo de entendimento da marca pelo consumidor a partir desses elementos, o que ajuda a humanizar e dar consistência às características atribuídas a ela.

Como a Prolam pode te ajudar no revestimento de materiais gráficos no rebranding?

Na mudança de identidade visual, os materiais gráficos podem ser de grande importância para divulgar sua imagem. 

Para garantir um acabamento gráfico mais bonito, durável e resistente para seus consumidores, contrate a Prolam para fazer o revestimento de seus materiais com filme plástico por meio de termolaminação. 

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