A termolaminação é valorização dos seu impresso.
Nos últimos anos, o mercado gráfico vem passando por várias mudanças, não apenas no aspecto financeiro, mas pelos desafios, como a concorrência que surgiu com a propagação da internet, a qual tem mudado o hábito de consumo das pessoas.
Não apenas os desafios mudaram, mas também novas oportunidades surgiram.
Existe um crescimento escalável do mercado que, em 2013 faturava R$ 46,8 bi e em 2019 já estava faturando R$ 48,2 bi, segundo a ABIGRAF – Associação Brasileira da Indústria Gráfica.
Apesar das crises, as pequenas empresas conseguiram permanecer lucrando.
A forma de se manter no mercado e ampliar as margens dos lucros está na adaptação as mudanças do mercado encarando essa nova realidade, diretamente ligada a inovação, equipamentos para impressão em grandes formatos e novas tecnologias, sendo um grande diferencial.
Um dos desafios do mercado gráfico, é encontrar caminhos para gerar maiores margens de lucros, pois, apesar da grande competição no mercado, sempre é possível se reinventar para crescer um pouco mais.
Neste sentido, hoje nós queremos falar sobre uma técnica que vem mudando a indústria e permitindo o crescimento do mercado. Estamos falando da Termolaminação. Neste artigo você verá:
- O que é a termolaminação;
- As dores do setor gráfico;
Dito isso, boa leitura.
O que é a termolaminação?
A termolaminação traz consigo o processo de laminar a quente, sendo uma grande aliada da tecnologia, visto que aumenta a beleza e qualidade, valorizando os materiais impressos.
O processo de laminação gráfica a seco (dry lamination) consiste na aplicação de um filme plástico brilhante ou fosco, sobre papéis e cartões. Esse filme é um plástico recoberto com uma resina termoplástica que ao ter contato com o calor, a temperatura cola no substrato.
Alguns dos produtos utilizados para a termolaminação são:
• BOPP Fosco
• BOPP Brilho
• PET Brilho
• PET Prata Metalizado
• Scuff Free (Anti Risco)
• Soft Touch
• Filmes 3D
As características de produção do processo térmico, permite ajustes rápidos para setup de máquinas, o que gera preços mais competitivos no mercado. Dessa maneira é possível atender as empresas que trabalham com impressão digital.
A Prolam, fornece uma linha de filmes para as gráficas que trabalham com equipamentos de termolaminação.
O problema mais comum é a falta de aderência do adesivo, referente a face interna do filme de termolaminação sobre o impresso, falta de aderência de verniz ou tinta sobre a face externa do filme. Para evitar a falta de aderência, deve-se realizar o teste de adesão da termolaminação.
As dores do setor gráfico
Sabemos que é extremamente necessário que os setores gráficos passem por um processo de modernização, pois, a cada dia a necessidade de acabamentos diferenciados aumentam.
As impressões gráficas ainda possuem uma grande demanda, embora o marketing digital esteja cada dia mais forte. Contudo os pontos físicos ainda são vistos com bons olhos por muitos, gerando a necessidade um atendimento preparado por parte das gráficas.
Empresas como a Prolam possuem uma linha de filmes já consagrados no mercado, como alto brilho e fosco, agregando ainda mais valor ao seu impresso.
Outro ponto importante é que tanto a termolaminação quanto o acabamento gráfico, são de grande valor para empresas do setor e principalmente para seu cliente final.
Estamos longe do tempo em que o acabamento gráfico não necessitará de atenção. Hoje a qualidade no acabamento é um dos principais diferenciais do serviço prestado, e aí que entra a termolaminação, como garantia de um acabamento diferenciado e por consequência maior visibilidade nos produtos oferecidos.
Diferencial da termolaminação
A chegada dessa nova tecnologia no Brasil, trouxe um grande avanço ao setor, tendo um impacto positivo tanto no aspecto visual dos impressos, como pelo ganho de proteção.
Essa qualidade superior é visível nas embalagens especiais, livros, cadernos, materiais promocionais, entre outros. A partir disso, entende-se que o faturamento pode aumentar.
Conclusão
Sabemos que a termolaminação ainda está em crescimento no mercado, sendo uma novidade para muitos. Sendo esse um momento propício para entrar e obter uma fatia maior do mesmo.
Quem atua no setor sabe a importância de acompanhar as tendências, utilizando os produtos termográficos como trunfo em suas estratégias, inovando nas operações.
O mercado está em constante transformação, com as gráficas oferecendo novos serviços, e trazendo alternativas para seus clientes.
Uma maneira de se posicionar no mercado é através do diferencial que a termolaminação oferece, “pensando fora da caixa” e um acabamento bem feito. Isso fortalecerá sua marca.
Se você deseja saber mais sobre produtos e serviços, basta deixar seu comentário abaixo que teremos o maior prazer em lhe atender.
Preciso que a termolaminacao tenha aderência de tinta na parte externa
Existe alguma impressora digital que posssmos utilizar para imprimir na parte externa da termolaminacao?
Olá tudo bem? Converse com nossos especialistas! Estamos prontos para atendê-lo e oferecer as melhores soluções. Contate-nos pelos números:
55 11 2050 1045 ou 55 11 98383-1244 Também estamos disponíveis por e-mail:vendas@prolam.com.br Estamos aqui para ajudar no seu projeto. Aguardamos seu contato!