Apesar de algumas dificuldades pelas quais o mercado editorial tem passado nos últimos anos, como o fechamento das livrarias megastores e a ameaça de aumento de impostos em livros, o interesse pela leitura aumentou desde a pandemia. Segundo reportagem da CNN, o Painel do Varejo de Livros no Brasil apontou que de janeiro a maio deste ano houve um crescimento de 12,35% no faturamento do mercado editorial em comparação com o mesmo período de 2021.
Em meio aos altos e baixos do mercado editorial, iremos apontar quais deverão ser as tendências deste setor para os próximos anos.
Mudanças nos locais de venda
As grandes livrarias têm sofrido com os fechamentos pelo mundo, dando espaço a empresas menores e gerando a oportunidade dessas livrarias investirem em benefícios e experiências especiais para atrair ainda mais consumidores, como brindes, ofertas exclusivas e organização de eventos.
Clubes de assinatura
Em vários segmentos os clubes de assinatura são uma tendência e com o setor literário não poderia ser diferente. Hoje já existem diversas opções desse tipo de serviço voltado para os leitores que, além de contar com a praticidade de receber o livro em casa, ainda têm acesso a curadorias, algumas vezes baseadas em parcerias com grandes escritores.
Livros que retratem a diversidade
A Bienal do Livro de São Paulo deste ano destacou a temática da diversidade, com várias palestras que abordaram a representatividade de pessoas negras, indígenas, PcD e LGBTQIA+. A tendência de publicar livros que abordem essa temática já vem se consolidando nos últimos anos e deve continuar. Um exemplo disso foi o que aconteceu com o livro “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, considerado um fenômeno, com 90.300 cópias vendidas em 11 meses, entre outubro de 2019 e setembro 2020.
As redes sociais como impulsionador para vendas de livros
Não é de hoje que as mídias sociais ajudam a alavancar tendências. Atualmente, alguns autores e livros têm suas vendas impulsionadas por booktokers, nome dado aos influenciadores de livros na rede social TikTok. Um caso recente foi do livro “Uma farsa de amor na Espanha”, da escritora espanhola Elena Armas, que viu sua obra passar de vendas modestas para a lista dos mais vendidos nos Estados Unidos após virar assunto na plataforma.
Planejamento na compra de matérias para a produção de livro
A tendência é que no próximo ano os livros fiquem ainda mais caros. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) aponta que os papéis de imprimir e escrever já têm alta acumulada de 30% apenas neste ano, sendo que esse aumento é ainda maior se pensarmos no acumulado desde 2020, de 67%. Isso tem feito algumas indústrias anteciparem suas comprar para garantir preços melhores.
Seja quais forem os desafios e as tendências que o mercado editorial irá enfrentar nos próximos anos, contrate a Prolam para o serviço de termolaminação da capa dos seus livros, assim você garante um produto mais bonito e resistente para seus consumidores. Tudo isso com a ajuda da marca que é pioneira em termolaminação no Brasil.
Faça seu orçamento clicando aqui.
0 comentários